Regulamento 2T

REGULAMENTO DA CAMPEONATO FANATICI ROK CUP BRAZIL 2023

VERSÃO 23/01/2024

MOTORIZAÇÃO:

  1. Os motores do campeonato serão de 2 Tempos, da marca Vortex Rok, originais e sem nenhuma preparação, inclusive no carburador e escapamento. Motores com embreagem e motor de partida
  2. Padronização da relação: Pinhão 11 e Coroa 77, ponto da ignição: 2.3
  3. Todos os motores devem ser revisados e preparados com o mesmo preparador e serão lacrados após cada reparo ou revisão.

CHASSIS:

  1. Chassis livre em marca, modelo e ano, sendo o freio permitido apenas no eixo traseiro

2.    Obrigatório o uso de carenagem completa (bico, gravata e laterais) e para-choques integral de plástico.

       3.    Obrigatório o uso de protetor de corrente  

       4.    Obrigatória a identificação do kart com número visível na gravata e para-choques 

PNEUS:

  1. Os pneus a serem utilizados no campeonato serão da marca MG modelo VERMELHO.

       2.    A organização fornecerá 1 jogo de pneus para cada piloto a cada 4 etapas.

       3.    Esses pneus de corrida serão marcados com o número do kart e inicias do piloto, facilmente visível a todos.

       4.   Todos os pilotos deverão ter um jogo extra de rodas para a montagem desses pneus. Após a corrida esse jogo de roda/pneu será retirado e guardado nos boxes da Biro Racing até a próxima etapa.

       5.    Por motivo de segurança e economia, só haverá corrida com chuva se a mesma for fraca e permita que a corrida seja realizada com pneus slicks. Nenhum piloto poderá usar pneus de chuva nas corridas.

       6.    Não será permitido calibrar os pneus entre a tomada de tempos e a largada da 1ª bateria.

PESO:

  1. Peso mínimo do conjunto Kart + Pìloto, ao final de cada bateria:
    1. Pilotos até 35 anos = 180 Kg

            1.2. Pilotos de 36 a 60 anos = 175 kg

            1.3  Pilotos com mais de 60 anos = 1 kg a menos por ano de idade

            Exemplo: 61 anos = 174 kg, 62 anos = 173 kg, 63 anos = 172 kg e assim por diante.

     2.    Todos conjuntos serão pesados logo após o encerramento das baterias.

     3.    Os pilotos serão direcionados a balança e não poderão se afastar do seu kart até o momento da pesagem.

     4.    O piloto que se negar ou não se apresentar para a pesagem, será desclassificado da bateria.

     5.    O conjunto kart/piloto será pesado na condição que terminar a corrida não sendo permitido repor partes ou peças perdidas na disputa.

FORMATO DO CAMPEONATO:

     1.  Serão disputados 2 campeonatos por ano, com 6 etapas de 2 baterias cada, sendo um em cada semestre.

     2.  Em cada campeonato os pilotos deverão descartar 3 baterias dentre as 12 do semestre.

     3.  Paralelamente aos campeonatos semestrais, será disputado o Campeonato Anual (SUPER CUP) com as 12 etapas do ano. Neste Campeonato Anual serão 5 baterias de descarte dentre as 24 do ano. Pontos de Pole e Volta Rápida não são descartados.

     5. O critério de desempate dos campeonatos (Semestrais e Anual) será a classificação sem os descartes e o segundo critério será o número de 1º lugares nas baterias, depois 2º lugares e assim por diante.

     6.1. Em cada etapa serão premiados com troféus os 5 melhores colocados da prova.

     6.2. No final de cada campeonato semestral serão premiados com troféus os 3 melhores classificados

     6.3. Ao final do ano, serão premiados com troféus os 5 melhores colocados da SUPER CUP.

FORMATO DAS DISPUTAS

  1. As etapas serão disputadas em 2 baterias, com tomada de tempos de 4 voltas.
    1.   1ª Bateria com 18 voltas SEM reagrupamento.

1.2.  2ª Bateria com 19 Voltas, sendo a 10ª volta para reagrupamento dos karts. (9 + 1 + 9)

     2.  Nenhum treino ou warmup será liberado antes da tomada de tempos. Em dia de corrida os karts entram na pista direto para a Tomada de Tempos.

     3.  Logo após o encerramento da tomada de tempos, os pilotos deverão dar uma volta em velocidade reduzida e parar o kart cerca de 20 metros antes da linha de largada para a formação do grid.  

     4.  A ordem de largada da 2ª bateria obedecerá a ordem de chegada da 1ª bateria, invertendo-se as posições dos 6 primeiros colocados da bateria.

     5.  As largadas serão em movimento e em fila dupla. O pole deverá manter uma velocidade baixa e constante na volta de apresentação, principalmente nos metros finais antes da Linha de Largada e o 2º colocado deverá se manter pelo menos 30 cm atrás do 1º para que todos os karts fiquem agrupados. Não é permitido a manobra de “acelerar e frear” no momento que antecede a largada.

     6. Ao entrar na reta de largada, os karts devem seguir alinhados em duas filas e em nenhum momento podem cruzar as linhas brancas longitudinais, o que caracterizaria queima de largada.

     7. Se algum piloto sair da sua posição na volta de apresentação, ele poderá retomar sua posição do grid.

     8. O desalinhamento do grid e as tentativas de ultrapassagens somente poderão ocorrer após a Bandeirada de início de prova.

     9.  Caso um piloto tenha algum problema em seu kart, que coloque ele ou os demais competidores em risco, a Direção de Provas irá sinalizar com bandeira preta e laranja obrigando o piloto a parar na área técnica para fazer os devidos reparos no seu kart.  

PONTUAÇÃO:

INTERRUPÇÃO DE PROVA:

1. Caso uma bateria seja interrompida com bandeira vermelha, por acidente, chuva forte ou outro motivo que a direção de provas interprete como necessária, a classificação a ser adotada é a da volta anterior a da bandeirada.

2. No momento que a bandeira vermelha for acionada os pilotos deverão levantar o braço, reduzir imediatamente a velocidade e dirigir-se até alguns metros antes da linha de chegada, sem fazer ultrapassagens e parando os karts em fila indiana numa das laterais da pista.

3. Caso a corrida seja retomada, será feito um procedimento de largada em movimento e em fila indiana, observando-se a posição que os pilotos se encontravam na volta anterior a interrupção da prova.

4. Durante a interrupção da prova, poderão ser feitos apenas reparos rápidos nos karts que estiverem no grid, porém sem substituição de peças. A entrada nos boxes e calibragem de pneus não são permitidas.

5. Caso a bateria não puder ser reiniciada, a direção de provas adotará uma das alternativas:

     –  2/3 das voltas completadas > Fim de prova e pontuação integral;

     –  1/3 a 2/3 das voltas completadas > Fim de prova e 50% da pontuação;

     –  Menos de 1/3 das voltas completadas > Cancelamento da bateria

PUNIÇÕES

1. As punições aos pilotos por atitudes irregulares na pista e descumprimento de regulamento serão aplicadas a critério da Direção de Prova, da seguinte forma:

     1.1. Toque no adversário, mesmo que o piloto não perca posições ou tempo:

          – 1ª Vez: SINALIZAÇÃO pelo Diretor de Prova

          – 2ª Vez: Bandeira de ADVERTÊNCIA

          – 3ª Vez: 3 SEGUNDOS no tempo final da bateria

     1.2. Toque no adversário, com o piloto perdendo 1 ou 2 posições = 3 SEGUNDOS no tempo final da bateria

     1.3. Toque no adversário, com o piloto perdendo de 3 a 5 posições = 6 SEGUNDOS no tempo final da bateria

     1.4. Toque no adversário, com o piloto perdendo 6 a 9 posições = 9 SEGUNDOS no tempo final da bateria

     1.5. Toque no adversário, com o piloto perdendo 10 ou mais posições = 12 SEGUNDOS no tempo final da bateria

     1.6. Toque no adversário, com o piloto não conseguindo retornar a prova = DESCLASSIFICAÇÃO / Bandeira Preta

     1.7. Batida de Revide: DESCLASSIFICAÇÃO / Bandeira Preta e EXCLUSÃO da próxima bateria

2. Além das punições acima, o Diretor de Prova poderá aplicar punição de stop & go, quando houver necessidade de afastar um piloto de uma disputa que esteja causando confusão.

3. A Direção de Prova pode aplicar qualquer uma das punições acima, inclusive cumulativas, ou seja, um piloto pode tomar uma advertência, um stop & go, e uma punição no tempo de prova, tudo na mesma bateria.

4. O piloto que receber uma placa de stop & go, terá 3 voltas para cumprir a punição, caso contrário será desclassificado da bateria.

     4.1. Quando o piloto for punido por stop & go a menos de 3 voltas do final da corrida e não conseguir cumprir a penalização, será punido com 12 Segundos no tempo final da bateria.

     4.2. O stop & go não poderá ser realizado na volta de reagrupamento do grid nem no momento da bandeira de encerramento da prova.

5. O piloto que receber bandeira preta deverá retornar aos boxes imediatamente e será desclassificado da bateria.

6. Não poderá ser usado como descarte no campeonato a bateria em que o piloto for desclassificado.

7. As queimas de largada serão punidas da seguinte forma:

     – Cruzar a faixa longitudinal totalmente com um dos pneus: 6 SEGUNDOS no tempo final de prova ou 6 POSIÇÕES no grid da próxima etapa, caso observado após a etapa

     – Cruzar a faixa passando com as 4 rodas do kart fora do alinhamento: 12 SEGUNDOS no tempo final de prova ou 12 POSIÇÕES no grid da próxima etapa, caso observado após a etapa

8. O piloto que derrubar um cone ou pneu que delimita a pista, será punido com 3 SEGUNDOS no tempo final da bateria.

9. O piloto que fizer ultrapassagem em bandeira amarela, será punido com 3 SEGUNDOS no tempo final da bateria

10. O piloto que fizer alguma ultrapassagem fora dos limites da pista, cruzando a faixa branca com 3 ou 4 rodas, será punido com 6 SEGUNDOS no tempo final de prova.

11. Logo após o final de cada bateria, o piloto que se sentir prejudicado pode requerer análise dos vídeos que estiverem disponíveis.

12. Após o pódio de premiação o resultado final da etapa não poderá ser alterado, salvo por erro de cálculo na pontuação.

13. Caso apareçam situações irregulares que tenham passado desapercebidas pela direção de provas e as mesmas não tenham sido julgadas pelo critério anterior, será feita uma avaliação por uma comissão julgadora de 5 pilotos sorteados entre os participantes da etapa com exceção dos envolvidos. Esses pilotos discutirão e votarão através de um grupo de WhatsApp, optando pela absolvição ou punição do(s) piloto(s) envolvido(s). As opções de voto são:

     – Não punir

     – Punir

     Caso a opção seja punir, as punições serão:

     – 3 Posições no Grid de Largada da 1ª bateria na próxima etapa

     – 6 Posições no Grid de Largada da 1ª bateria na próxima etapa

     – 9 Posições no Grid de Largada da 1ª bateria na próxima etapa

     – 12 Posições no Grid da 1ª bateria na próxima etapa

     – Largar na última posição do grid de Largada da 1ª bateria na próxima etapa

     – Largar na última posição do grid de Largada da 1ª e 2ª baterias na próxima etapa

14. Nos casos julgados pela comissão em que existem punição no regulamento com tempo final de prova, elas serão revertidas em posições no grid de largada

15. Qualquer piloto que participou da etapa pode solicitar a comissão para julgamento de um incidente que ele esteja envolvido. Esse pedido pode ser solicitado por e-mail, whattsapp ou verbalmente, até as 12:00 horas (meio dia) do dia posterior a prova. Cada piloto tem direito a 2 (dois) pedidos de comissão por ano.

16. A Comissão de Pilotos é soberana à Direção de Provas, podendo aplicar punições mesmo que a Direção de Provas entenda de forma diferente. Para essa decisão, a Comissão irá consultar novamente a Direção de Provas, mostrando novos vídeos, fotos e relatos que eram desconhecidos dos Diretores no final da etapa.

SEGURANÇA:

     1.    Todos os pilotos deverão usar macacão próprio para pilotagem de kart, com calças e mangas compridas.

     2.    É obrigatório o uso de luvas, sapatilhas e meias cobrindo o tornozelo.

     3.   Os capacetes deverão ser do tipo integral (cobrindo o queixo) com viseiras que devem ser fechadas a partir do momento da entrada na pista.

     4.   O uso de colar cervical ou hans é recomendado para a segurança dos pilotos.

     5.   O diretor de provas irá impedir a entrada na pista dos pilotos que não obedecerem às regras de segurança acima descritas.

     6.   É proibida a permanência de pessoas ao lado da pista, sejam elas pilotos, preparadores, auxiliares, amigos, familiares ou qualquer outra pessoa que não seja da equipe de mecânicos do piloto.

CALENDÁRIO e HORÁRIO:

     1.    O calendário bem como os horários poderão sofrer alterações, para adequação das etapas em cada kartódromo se a pista pré-programada estiver impossibilitada de receber nossa competição. Caso isso ocorra em alguma etapa, será votado uma nova data ou local para a corrida.

     2.    Em caso de chuva forte, que impossibilite a realização da etapa, a mesma será transferida para o dia seguinte ou outra data votada pelos participantes da etapa.

     3.    Qualquer alteração de data, só poderá ocorrer com a concordância da unanimidade (100%) dos pilotos.

     4.    O piloto interessado em mudança de data, deverá propor uma nova data e colocar em votação no whattsapp oficial do grupo.

     5.    Os horários da tomada de tempos e baterias serão divulgados na semana da corrida, podendo ter variação de uma etapa para outra, dependendo da programação do kartódromo.